Há muitos anos criei esse curso considerado “estranho” por alguns! Como é que alguém cria um curso com um nome que é uma pergunta?
De pronto, muitos diziam: “Evidentemente está na prova de Humanas!” Essa era a primeira reação em geral. Mas, na realidade, essa seria uma resposta muito simplista e inocente, que precisava de esclarecimentos de minha parte (afinal, não há curso sem alunos, e precisava clarear essa incógnita). Foi durante a primeira aula gratuita (afinal, quem pagaria por algo tão doido) que os alunos perceberam ONDE tinha realmente Geografia no ENEM. E foi muito legal ver a reação de todos que, afinal, se inscreveram em algo tão improvável!
Primeiro é importante ressaltar que o Exame Nacional do Ensino Médio é composto por provas absolutamente INTERDISCIPLINARES. Ele busca avaliar se o postulante à vaga universitária tem a devida capacidade de COMPREENSÃO para desenvolver-se intelectualmente no meio acadêmico e ter uma visão holística. Além disso, quer testar sua capacidade de INTERPRETAÇÃO dos conhecimentos que estão sendo verdadeiramente requeridos para a solução de cada questão, bem como se o candidato consegue realizar a devida RELAÇÃO dos múltiplos conteúdos e dados constantes das provas com o que aprendeu ao longo da vida estudantil, incluindo pré-vestibulares.
Os temas geográficos estão emaranhados com tudo! São realmente como óleo em engrenagens. Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática, Humanas (evidentemente) e até mesmo na querida dos olhos para alguns, bicho papão para outros: a Redação!
Quem conhece o mundo, a sociedade, as atualidades mais destacadas, a matemática (que analisa dados espaciais), os aspectos naturais envolvidos na química atmosférica, nas rochas, nos biomas e em uma miríade de assuntos, também escreverá divinamente. E isso é ENEM.
Então, o problema está na educação tradicional! O que você estuda hoje, fragmentado, deve ser compreendido no TODO! E este é um dos grandes transtornos provocados pela educação moderna: o isolamento dos conhecimentos que deveriam ser oferecidos de forma integrada!
O que mais acontece em provas como o ENEM é um enfrentamento entre o conhecimento segmentado, oferecido em uma longa e tediosa formação estudantil tradicional, e um certame que espera que você consiga unir tudo e aprovar em uma série de provas inteligentes. “Feitas para extraterrestres” (segundo ouvi de alguns jovens). Mas na realidade ela busca seres racionais, porém reflexivos.
Voltando ao curso, confesso que me senti receoso quando lancei a ideia. Afinal, inovar é um passo largo em um mundo que pensa estreito. Mas seria a ÚNICA forma de realizar preparações diferenciadas, que fizeram jovens saírem de 18 acertos no ano anterior em Humanas para 40, de 33 para 42, de 36 para 43… aprovar em terceiro lugar na MED UFCSPA, primeiro na MED UFRGS e muitos outros resultados magníficos! E tudo isso aconteceu. E muito mais ainda virá! Como dizem por aí, sigo “ensinando a pescar” (mas na verdade também ofereço o peixe no processo).
O sucesso no ENEM, ou mesmo nos vestibulares, NÃO depende apenas dos alunos (se você que lê é um pai, mãe ou responsável, não o culpe, pois já se sentem culpados o suficiente)! Nem da sua disposição à superação (pois isso é, evidentemente, algo que já esperamos deles). Mas também advém daquilo que nós, professores, lhes oferecemos!
Se estamos seguros do que sabemos e temos vontade de desenvolver novas capacidades nesses jovens, devemos lhes entregar aquilo que eles realmente necessitam, que transcende até mesmo os nossos conhecimentos, nossa maturidade e nossa longa vivência de estudos e interações múltiplas. Temos que lhes oferecer uma VISÃO de mundo integrada, correlacionada! “Misturar” as esferas do conhecimento para que compreendam o todo e, depois, destacar, por exemplo, “Onde tem Geografia no ENEM”.
Ótima semana a todos!
ATENÇÃO: este curso causa efeitos colaterais! Você vai melhorar sua capacidade de escrita, de identificação do que o examinador espera de você e um forte CRESCIMENTO no número de acertos em TODAS as provas (afinal, ele é um exame interdisciplinar, não é mesmo?).
Professor Sergio Zilberstein
Bacharel em Ciências Econômicas – UFRGS
Licenciatura em Geografia – UFRGS
E etc… 🙂
ONDE TEM GEOGRAFIA NO ENEM (hoje GEO NO ENEM) é um curso de REVISÃO de conteúdos que aborda quase 3 centenas de questões constantes nas provas de 2009 a 2019. A leitura, interpretação e solução de cada uma é apresentada pelo professor.
As questões SELECIONADAS são oferecidas através de livro (impresso ou em pdf).
Além do livro, receba a LISTA DE QUESTÕES: resumo de todas questões geográficas separadas por tema e em ORDEM ALFABÉTICA por assunto! Ou seja, você saberá o que MAIS CAI nas provas (e receberá também o da UFRGS desde 2013, bem como o da PUCRS desde 2010!).
Em 2020 será oferecido exclusivamente na modalidade EAD com início no dia 14 de outubro.
Dúvidas podem ser enviadas pelo MESSENGER e os plantões individuais serão pelo ZOOM ou GOOGLE MEET.
CONTATOS pelos WHATSAPPs (51)999155959 e (51) 999679102 ou clique no FALE CONOSCO!
Acompanhe-nos também pelo INSTAGRAM @geografiasergio e pelo FACEBOOK Sergio – Grupos de Geografia.